1 de dez. de 2009

Será que cada povo tem o governo que merece?

A frase "Cada povo tem o governo que merece" foi cunhada pelo filósofo e diplomata francês Joseph De Maistre (1753-1821). ele foi um crítico fervoroso da Revolução Francesa. Conservador, De Maistre era um inimigo das repúblicas e defensor das monarquias.
A sua famosa famosa expressão foi publicada em Lettres et Opuscules Inédits, na França, em 1851.
A sua frase era uma critica aos eleitores e não os maus governos.
Com a sua frase, ele queria dizer que, as pessoas que tinham o direito de participar nos processos políticos não sabiam fazê-lo e todos eram portanto punidos com os desmandos de seu governo.
Será que este é nosso caso?
Vejamos, mais uma vez, temos o que parece ser evidencias bastante substanciais para condenar o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), o vice-governador, Paulo Octávio (DEM) e o Presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente e muitos outros envolvidos, conforme matéria publicada no site da UOL de 30.12.09 e muitos outros meios de comunicação.
Com isto, todos criticarmos, mais uma vez, os políticos.
Achamos que a Política é coisa suja, que esta entregue a gente ruim, incompetente e corruptas.
Mas quanto de culpa disso cabe a nós ?
No sentido mais lato da palavra, políticos somos todos nós, cidadãos, queiramos ou não.
Se achamos que a maioria dos políticos são ruins, não confiáveis, incompetentes etc. será que não devemos estender este pensamento a todas as demais categorias?
Isto choca?
Ora, os políticos que tanto criticamos, são pessoas surgidas dentro da nossa própria sociedade. Não são seres que atravessaram um portal vindo de um outro planeta. Não são alieniginas que assumiram o poder. São pessoas da sociedade, eleitas pela sociedade !
Se a nossa opinião é tão radical quanto a esta classe, será que então temos que nos considerar igualmente ruins? Nós é que votamos nelas!
Será que ao não fazermos nada para melhorar a situação, perpetuando uma situação política indesejável não estamos sendo políticos ?
E ao fazer alguma coisa para melhorar a situação, também não estamos sendo políticos?
A única via de ação possível é a Política.

Nenhum comentário: