6 de jan. de 2010

E continuam a culpar a chuva

Desde dezembro passado, eu não escrevia no meu blog. Esperava começar o ano desejando um melhor 2010, mas, infelizmente, a entrada do ano novo começou com muita tragédia e, não há nada a comemorar.
Ao invés de falar da esperança de um ano melhor, fomos todos arrebatados pelas tragédias ocorridas em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, em São Paulo (capital e interior) e no Rio Grande do Sul.
Novamente as manchetes falam em excesso de chuva.
O site da UOL de hoje, menciona que, "o nível elevado do rio, devido às chuvas, é apontado como a causa do desabamento...da ponte na rodovia RS-287, entre os municípios de Restinga Seca e Agudo (RS)".
Como eu disse em 08.12.09, é mais conveniente culpar a chuva, afinal ela não vai responder e continuar chovendo impune.
Mas, e quanto a responsabilização das autoridades que liberaram a construção de casas, pousadas e hotéis em lugares inadequados?
E os engenheiros que controem as potes que caem? os tetos de shopping centers que também caem? A viga do rodoanel que também caiu? O metro que engoliu gente em São Paulo? O vale do Anhangabau que inunda ! etc. etc. etc.
Como a chuva, ficarão impunes ! Nada vai acontecer.
O que o governo fez ? Abriu uma misera linha de crédito para moradores e comerciantes, vitimas das enchentes, de R$ 5 mil, para pagar em 15 meses, com juros de 12,5% ao ano !!! Há podem sacar do FGTS !! Esta é a ajuda que é dada aos brasileiros que estão sofrendo !
Na minha opinião, o governo tem a obrigação de por a mão no bolso, reconstruir as casas destruidas, sem cobrar nada do cidadão que perdeu tudo ! Abrir linhas de crédito a 0% de juros !Além disto, precisa investigar a fundo como foram liberadas as obras.
Pois bem, e nós, população, até quando iremos aceitar este tipo de coisa como sendo algo 'normal', consequencia dos fenómenos da natureza?
O que ocorreu, não foram ações drásticas da natureza, como um terremoto, um tufão, um tsunami e que, mesmo fossem, há tecnologia disponível para minimizar os impactos destas ocorrências.
Mas, no Brasil, uma chuva, mais forte e continua, é suficiente para causar enormes tragédias.
Em São Paulo, temos lixo espalhado, a cidade é mal cuidada, qualquer pessoa que passou pelo mercado municipal, nestes últimos dias, pode ver a enorme quantidade de lixo espalhado no local. Todo este lixo vai parar no bueiro.
Será que mais vidas precisam ser ceifadas para conscientizar a população, os órgãos competentes, governos e para tomarem as medidas adequadas?
Quando a população vai começar a se mobilizar exigindo mudanças?
Até quando vamos aguardar a ajuda de Deus?
Tudo isto é INACEITÁVEL !
Feliz Ano Novo, Triste problemas velhos !!

Nenhum comentário: