22 de nov. de 2009



MASSACRE DE BALEIAS





Mais uma vez, iremos assistir ao massacre de baleias na Antárctica, promovida e apoiada pelo governo japonês.
Segundo a Agência Bloomberg.com., baleeiras japoneses estão novamente navegando rumo ao sul da Antárctica para caçar até 985 baleias. Entre elas a baleia Mink.
É uma quantidade absurda de mortes destes maravilhosos mamiferos.
A frota japonesa inclui um navio fabrica de 8,044 toneladas métricas chamado Nisshin Maru que processa a carne a bordo.
O Japão justifica sua caça anual, utilizando uma regra dentro da moratória de caça as baleias de 1986 que permite 'pesquisa letal' nestes mamíferos.
Segundo o governo japonês, a caça é necessária para provar que a população de baleias se recuperou o suficiente para que se libere a pesca comercial ! Convenhamos, uma desculpa absurda, já que o propósito real é a comercialização da carne de baleia.
Esta obvio que assasinar 985 baleias, nada tem justificativa alguma e nem pode estar abrigado na chamada 'pesquisa letal'.
Eu penso que é vergonhoso e constrangedor para o povo japonês e as demais nações que apoiam este tipo de caça que se calam diante deste massacre.
A caça é cruel. As baleias são perseguidas e convardemente arpoadas nas costas, por meio de um arpão lançado por um canhão a bordo das baleeiras no momento em que sobem a superfície para respirar. Mesmo as baleias acompanhadas de seus filhotes são arpoadas indiscriminadamente.
Quando içadas a bordo do navio, recebem choque eletricos para matar aquelas que ainda vivem, e depois são retalhadas.
O Japão gasta cerca de USD 60 milhões por ano no seu programa de caça as baleias, incluindo expedição a Antárctica e, depende da venda da carne de baleia para custear 85% dos seus custos.
O governo subsidia com USD 8.9 milhões.
Felizmente, ainda existem corajosos que lutam, literalmente, contra esta atrocidade.
O grupo ambiental SEA SHEPHERD é este órgão que, mais uma vez, vai zarpar com seu navio, o Steve Irwin, rumo a Antarctica, enfrentando os baleeiras japoneses e reduzindo ao máximo a caça.
No ano passado, graças as ações do SEA SHEPHERD, a mortandade foi reduzida em 689 baleias !Felizmente, alguns países, notadamente a da Austrália, Nova Zelândia e dos EUA, estão fortemente questionando o programa japonês, como sendo um disfarce para a pesca comercial. Buscam uma solução diplomártica, mas parece que o governo japonês se recusa a vir a mesa de conversação. Façamos a nossa parte, divulguem aos amigos e colegas, divulguem no Orkut e outros sites, apoiem organismos como o SEA SHEPHERD, escrevam cartas (sempre com polidez) para o Ministério das relações Exteriores do Brasil pedindo que protestem contra esta matança, aos jornais, ao Ministro japonês, etc.
Façam barulho !

Nenhum comentário: