13 de jul. de 2010

"Segurobras"...mais uma estatal!

Caro leitor,
Faltando apenas 6 meses para terminar o governo atual, o presidente Lula, por meio de medida provisória, decidiu criar mais uma estatal: A Empresa Brasileira de Seguros.
Será a 12 a. estatal do governo Lula!
Segundo o governo, a criação da Estatal permitira ampliar a capacidade financeira das seguradoras, dando um suporte e garantia maior para eventuais problemas em grandes projetos e obras de infraestrutura.
Porque competir com a iniciativa privada e concentrar o risco no setor público são perguntas a serem respondidas.
E como será a análise de risco e o comprometimento da cobertura de risco quando e tratar de obras públicas? Se quem vai assumir o risco da obra é o próprio estado, não estaria ocorrendo um conflito de interesse?
Com relação ao quadro de pessoal, a Medida Provisória vai permitir que a nova empresa opere com funcionários públicos cedidos ou com contratações provisórias. Acho que já sabemos o que isto significa.
O que também é estranho, do ponto de vista político, é que faltando apenas 6 meses para findar o seu governo, Lula cria uma estatal, comprometendo o inicio do governo do seu sucessor, talvez o da sua candidata, Dilma, tirando dela ou do futuro sucessor, a iniciativa e autonomia de decidir e trabalhar nesta questão.
Porque O Lula não deixou a sua sucessora propor e colocar esta estatal no programa de governo? Será que Lula não esta passando um sinal de fraqueza da sua candidata Dilma?
Se ele confia na sua candidata Dilma, porque passar o recado de que a Dilma não teria esta iniciativa?
Com certeza será munição para a oposição.
De qualquer modo, o futuro governo já nasce engessado com mais esta estatal.
Sem contar os aspectos técnicos da questão.