7 de jul. de 2010

"Negócios são Negócios" ??






Fonte da imagem: www.estadao.com.br
A frase do título foi dito pelo Sr. Celso Amorim, justificando a visita do Presidente Lula e comitiva a Guiné Equatorial.
Mais uma visita de Lula a um país dirigido por um ditador.
Segundo ainda o ministro "...é uma área rica em petróleo com grandes possibilidades de construção, para área de construção, já tem empresas brasileiras aqui, com grandes possibilidades de melhorar a sua agricultura. O Brasil tem de ajudar esses países”.
O presidente da Guiné Equatorial, Sr. Obiang Mbasogo, esta no poder há mais de 30 anos e é acusado de enriquecimento ilícito e de violação dos direitos humanos, inclusive acusado de tráfego de seres humanos, torturas, assassinatos, fraudes etc.
Segundo a revista Forbes, ele é o oitavo governante mais rico do mundo. Não é a toa que cerca de 60% da população vivem na miséria!
Segundo ainda o jornal "O Estado de São Paulo", em 2003 a radio estatal da Guiné Equatorial atribuiu a Mbasogo o titulo de "deus da Guiné Equatorial" e o direito de "matar sem prestar contas a ninguém e sem ter de ir ao inferno".
Quero crer que o nosso presidente não foi devidamente informado.
Segundo ainda o jornal "O Estado de São Paulo", não houve entrevista coletiva, uma vez que o cerimonial do governo local não permitiu perguntas de jornalistas.
Felizmente, os jornalistas conscientes, recusaram participar do banquete oferecido por Mbasogo.
Pergunto, é com aquele governo que queremos fazer trocas comerciais? É com este ditador que queremos manter relações comerciais?
Celso Amorim responde ao dizer: "Quem resolve o problema de cada país é o povo de cada país
Ou seja, cada um que se vire como puder, se há escravidão, tráfego de pessoas, assasinatos, fraudes, enriquecimento ilícito, etc. isto não é nosso problema. Importante é faturar!
Portanto, sejamos todos avestruzes, aquela ave que coloca a cabeça no buraco para não enxergar o perigo, achando assim que esta protegido. Ledo engano.
Porque estamos intensificando relações com ditadores como Mugabe, Chavez, Ahmadinejad, Bashar, Obiang?
Porque não estamos agendando visita com o Sr. Barack Obama, um dos homens mais inteligentes deste planeta e recuperando o estrago causado pela era Bush?
Para fechar com chave de ouro só falta a visita a Coreia do Norte!
Se continuarmos assim, em breve o mundo civilizado vai fechar as portas ao Brasil!

Nenhum comentário: